×

5 utilidades da Borra de Café

A maioria dos brasileiros ama café. Isso a gente já sabe! Mas e a borra de café? Se você acha que ela não serve para nada, se enganou. Conheça algumas utilidades dela aqui.

Foto: reprodução/Pixabay
Foto: reprodução/Pixabay

O Brasil é o segundo país que mais consome café no mundo, sendo responsável por um terço da produção mundial. Isso mostra como o brasileiro ama café e entende muito bem do assunto.

Além de ser uma delícia, o café traz diversos benefícios à saúde, dentre eles a aceleração do metabolismo, pois é uma bebida termogênica. Isso quer dizer que ele ajuda a perder uns quilinhos. Uma ótima notícia, não é mesmo? Também, segundo pesquisas, reduz o risco de diabetes tipo 2 e Mal de Parkinson.

Com tantas características interessantes é um desperdício que você jogue as borras de café no lixo. Nunca parou para pensar que elas podem ser úteis? Pois são mesmo. Confira essa lista que a gente preparou pra você.


Proteger e nutrir as suas plantinhas

Pois é! A borra de café pode acabar indo parar no seu jardim. Elas são super úteis para proteger contra pragas, formigas, caracóis e lesmas. Além disso, ela auxilia na adubagem e fertilização de plantas. A receita é muito simples: misture 100g de borra de café com um litro de água e espalhe pela terra. Nada de aplicar o café sem estar diluído, ok? Assim a borra pode acabar sugando o nitrogênio da planta.

Algo interessante é fazer compostagem com o café. Além de nutrir o solo, como falamos acima, as minhocas adoram café. A textura arenosa ajuda as minhocas a digerirem os resíduos.

Aqui no Esalcafé nós utilizamos as borras de café na Esalflores. Assim deixamos nossas plantinhas ainda mais bonitas e fortes!

 

Foto: Esalcafé
Foto: Esalcafé

Deixar a pele mais bonita

O café serve como aulixiar de esfoliação natural. Para conseguir utilizar a borra de café com essa finalidade, você vai misturá-la (mas ela precisa estar quente)  com açúcar ou sal e um pouco de azeite. Depois é só aplicar na pele!


Afasta seu gatinho do jardim

Se seu gatinho insiste em usar o jardim em vez da caixa de areia, você pode colocar um recipiente com borra de café. Troque a cada semana, assim ele vai deixar de usar o jardim como banheirinho e vai se acostumar a usar a caixa de areia dele.


Eliminar odores

A borra de café tem a propriedade de eliminar odores. Um lugar bastante estratégico de colocar borra de café é no ralo, depois derramando água quente. Uma vez por semana fazendo isso seu banheiro estará sempre sem mau cheiro.

Além dos banheiros, a cozinha também é alvo das propriedades do café. Sabe quando a geladeira fica com aquele cheiro de algum alimento? Então. Encha um copo com borra de café seca e deixe na porta da geladeira por três dias. Deixe, de preferência, o recipiente na porta, pois é onde o ar circula melhor.

E ainda tem mais! Sabe quando você cozinha e sua mão fica com cheiro de cebola? A borra de café ajuda, também, a eliminar o odor das mãos de temperos ou carnes. Dessa vez não tem segredo, esfregue as mãos com uma boa quantidade de borra de café diluída em água morna. Em seguida, basta lavar as mãos normalmente.


Espantar insetos

Apesar de gostarmos muito de café, esse não é o caso dos insetos. A cafeína é tóxica para alguns insetos. A maioria desses insetos são encontrados em armários e despensas. Para deixar eles bem longe de casa, basta colocar uma pequena quantidade de borra nos armários ou espalhar o pó em áreas afetadas.

Tá vendo só quantos benefícios? Você sabia de tudo isso? Conta aqui pra gente se você conhece mais benefícios da borra de café!

E continue acompanhando o Blog do Esalcafé. Sempre com muitas novidades e dicas sobre o mundo do café.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>